Sabemos que esse e um dos medos das mamães de primeira viajem, mas e tudo bem simples, se cuidar direitinho por isso preparamos esse post para ajudar as mamães nessa tarefa ♥. Lembrando que são dicas e passo a passo descrito por profissionais da área da medicina e estudantes da área.
Durante a gestação, o cordão umbilical transmite ao bebê sangue rico em nutrientes e oxigênio do organismo da mãe. Após o nascimento, a ligação se desfaz quando o médico corta a maior parte do cordão e deixa apenas um pedacinho ligado o corpo do recém-nascido, chamado de coto umbilical.
Nas primeiras horas após o nascimento, o coto umbilical é branco-azulado e brilhante. Depois, ele começa a secar e vai se tornando mais escuro, até secar por completo e cair. Geralmente, a queda ocorre em até duas semanas após o nascimento, mas pode demorar mais dias.
Essa fase exige cuidados específicos para evitar infecções e um ponto importante é a higiene correta do coto umbilical. Mantê-lo limpo e seco reduz os riscos da criança contrair o tétano neonatal, uma doença bacteriana grave que pode ser fatal.
Os recém-nascidos podem contrair tétano neonatal se a gestante não tomar a vacina contra o tétano ou coto umbilical for tratado da forma errada. Ele não deve ser cortado com tesoura ou outros utensílios que não tenham sido bem limpos e esterilizados. Além disso, a higiene do coto deve ser feita da forma correta.
Uma dica extra:
Uma Duvida que muitas mamães, perguntam ao chegar no estúdio, é se doí ao tocarmos :
O coto não dói, pois não é inervado! Lave muito bem as mãos e debaixo das unhas, mantenha as unhas aparadas e retire os anéis e pulseiras antes de lavar as mãos. Mantenha a gaze esterilizada dentro de sua embalagem original, só retire o necessário e feche sempre o pacote com cuidado. Com o cotonete o cuidado deve ser o mesmo, compre um pacote destinado apenas para o bebê. Mantenha todos os utensílios para o curativo em local limpo e longe da poeira. Aplique somente álcool a 70%, que é encontrado nas farmácias comuns ou de manipulação. Após o coto cair continue com os cuidados até a cicatrização total do local. Em alguns casos, persiste no local uma área de tecido branco-amarelado denominado granuloma umbilical, caso permaneça úmido este local, a maternidade ou o pediatra deve ser procurado para a mãe receber orientações específicas. Da mesma forma caso o coto umbilical ou o local da queda do coto apresente sangramento, saída de secreção espontânea e/ou acompanhada de mau cheiro e febre.
(Informação de Fátima Nascimento - AbcDela) nascimento humanizado.
Referências bibliográficas
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Consenso de cuidado com a pele do recém-nascido”)Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (“A saúde do coto umbilical”)WebMD Medical Team (“Umbilical Cord Care – Topic Overview”)